Para estimular a integração e a prática de esportes, a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) promoveu, nesta quinta-feira (22), a 3ª edição dos Jogos InterCases, no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre. O evento contou com a presença do governador José Ivo Sartori, da secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, e do presidente da Fase, Robson Luis Zinn.

Durante a cerimônia de abertura houve a entrega de quatro bicicletas adaptadas para à Fundação de Proteção Especial (FPE). Servidores de toda a Fase se mobilizaram para arrecadar tampinhas que foram revertidas para a compra dos equipamentos voltados a pessoas que tenham a capacidade de locomoção prejudicada.

A ocasião contou também com a apresentação das delegações das 17 unidades participantes e a Banda da Brigada Militar. Os adolescentes dos Centros de Atendimento Socioeducativos (Cases) e dos Centros de Semiliberdade trocaram entre si as flâmulas de suas respectivas equipes, em um gesto de paz e confraternização entre os envolvidos.

O governador agradeceu a todos pela presença e pelo envolvimento em tornar mais uma edição da competição realidade. “Esse momento é de convivência e de grande alegria. É um estímulo ver todos unidos, com tanto empenho”, destacou. A secretária Maria Helena falou sobre a importância dos jogos para a reestruturação da vida dos adolescentes. “Que esses jogos sirvam para mostrar que é possível, sim, criar um futuro melhor para os jovens, com respeito e oportunidades”, afirmou.

Zinn destacou que os jogos refletem a confiança e o engajamento da Fundação na reinserção dos jovens na sociedade. “Fizemos investimentos em todos os níveis. Na área da Educação, temos a construção de novas escolas no sistema, passando por ações na área da Cultura como o Concurso Literário e a conclusão do livro lançado pelos nossos jovens neste mês na Feira do Livro de Porto Alegre.

Na área do Esporte, o Intercases é a concretização de um trabalho nas unidades durante o ano todo. Investimos neste segmento com a reforma de todas as quadras esportivas do centros socioeducativos do estado e com a construção de um ginásio no Complexo Cruzeiro que deve estar pronto em 2019. Isso demonstra o quanto acreditamos na geração de oportunidades”, salientou.

Os jovens disputaram partidas de futsal, xadrez, tênis de mesa e mini-rústica que ocorreram durante todo o dia. Além de troféus e medalhas reservados aos campeões de cada modalidade, a atividade também valoriza outros aspectos da competição, como o reconhecimento para o ‘Melhor artilheiro , ‘Goleiro menos vazado e ‘Melhor delegação , de acordo com critérios como pontualidade, respeito, disciplina, cordialidade, organização do espaço e animação.

O evento também contou a presença do secretário-geral do Sport Club Internacional, Mauri Luiz da Silva; e do subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Eduardo Biacchi Rodrigues. Pela Fase estiveram presentes os diretores Administrativo, José Reus; Socioeducativo, André Severo; e de Qualificação e Cidadania, Ledi Teixeira, além de representantes das escolas do sistema Fase e demais servidores.

 

Fonte: Ascom Fase/Secom Governo do RS

Foto: Dani Barcellos/ PP