A Medalha da Cidade foi entregue na noite dessa quinta-feira, 28, na Fundação Iberê Camargo, a 14 personalidades e instituições ligadas a áreas do conhecimento, como arte, administração, jornalismo, assistência social, cultura e educação. O prefeito Nelson Marchezan Júnior destaca a importância dos homenageados. “Estas pessoas simbolizam a maioria dos movimentos que transformam a cidade de Porto Alegre”, diz.

O secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, lembra que esta é a maior honraria que a prefeitura concede aos cidadãos que se destacam na área. “Estas personalidades são importantes pelo trabalho, persistência e aposta que fazem na cidade”, explica.

Até agora, a medalha, que foi instituída por meio de decreto no ano de 1977, foi entregue a 639 personalidades e 107 entidades. Concebida pelo artista plástico Nelson Jungbluth, traz em sua arte motivos ligados aos valores da pessoa e da natureza.

Os agraciados deste são: reitor da Ufrgs, Rui Vicente Oppermann; reitor da PUCRS, Evilázio Teixeira; reitor da Unisinos, Marcelo Fernandes de Aquino; professora Genoveva Guidolin (conhecida como irmã Genô); servidor público da Guarda Municipal Ivan Marques; carnavalesco e presidente da União das Entidades Carnavalescas do Grupo de Acesso de Porto Alegre (UECGAPA), Arlindo Fernando da Silva Mença; empresária Nora Teixeira; diretora da Pequena Casa da Criança, Pierina Lorenzoni; gestora de Saúde Mental da Associação Educadora São Carlos (Aesc), Arlete Fante; atriz Ida Celina; empresário Edemir Simonetti; servidor público do DMLU, Luiz Ricardo Tatsch Selli (In Memoriam); idealizador do Projeto Vó Chica, Cláudio Roberto Pagno, e o jornalista David Coimbra.

O evento teve o apoio da empresa Fraport e da Fundação Iberê Camargo.

 

Reportagem: Elisandra Borba/ Agência Brasil

Foto: Cesar Lopes/ PMPA

 

Compartilhe essa notícia: