A Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta, neste sábado, 14, às 23h59, a terceira edição do projeto Noites na Cinemateca, que promove maratonas cinematográficas temáticas na madrugada de sábado para domingo. Nesta edição, que coincide com a realização do 26º Porto Alegre em Cena, o tema será Cinema & Dança e terá como atrações um programa de documentários, um filme surpresa (uma produção internacionalmente cultuada, lançada há mais de 30 anos) e o clássico da era de ouro dos musicais hollywoodianos Entre a Loura e a Morena, estrelado por Carmen Miranda.

O Noites na Cinemateca faz parte das ações do projeto Cinemateca Capitólio Petrobras – Programação Especial 2019. Entre os meses de março e novembro deste ano, a Cinemateca Capitólio Petrobras promoverá uma programação especial com 26 atividades com patrocínio master da Petrobras através da Lei Rouanet/Governo Federal e cooperação cultural da Fundacine – Fundação Cinema RS e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Cultura/Coordenação Cinema e Vídeo.

O ingresso para o Noites na Cinemateca tem o valor de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) e é válido para as três sessões da maratona. Entre uma sessão e outra, haverá pequenos intervalos para os espectadores dispostos a atravessarem essa madrugada marcada por muita música e dança poderem recarregar suas energias. Caso haja disponibilidade de lugares, também serão colocados à venda ingressos para quem desejar assistir a apenas parte da programação.

Programação
23h59 – Documentários de Dança (Movimento à Margem, A Dançarina de Ébano e O Homem que Dança)
2h0 – Filme Surpresa (110 minutos)
4h – Entre a Loura e a Morena (The Gang’s is All Here), de Busby Berkeley (EUA, 1943, 100 minutos)

Documentários de Dança
Movimento à Margem, Lícia Arosteguy e Lucas Tergolina (Brasil, 2018, 20 minutos).
Localizada na Usina do Gasômetro, a sala 209 foi um espaço público dedicado ao desenvolvimento e difusão da dança contemporânea em Porto Alegre. A partir do relato dos artistas do Coletivo de Dança da Sala 209, o documentário traça um panorama do trabalho desenvolvido nesse espaço e o contexto que levou ao encerramento de suas atividades.

A Dançarina de Ébano (La Danseuse d’Ébène), de Seydou Boro (França 2002, documentário, 52 minutos).
Documentário sobre uma das maiores personalidades da dança de origem africana, Irène Tassembédo – natural de Burkina Fasso, onde o filme foi inteiramente rodado. Este “retrato filmado” contribui para a restauração de todo um segmento da história da dança, investigando os laços e as tensões existentes entre dois continentes e duas culturas. Irène Tassembédo reside na França há 20 anos. Em 1978, em Burkina Fasso, foi selecionada para freqüentar a escola Mudra-África, fundada por Maurice Béjart em Dacar e dirigida por Germaine Acogny. Conhecer Irène Tassembédo conduz à reflexão sobre um tema essencial: a questão do corpo, tanto em termos dos seus valores como do seu imaginário, e a concepção particular que ele assume para os dançarinos africanos confrontados com a aprendizagem da dança.

O Homem que Dança (Homme qui Danse), Rosita Boisseau e Valérie Urréa (França, 2004, documentário, 59 minutos).
Angelin Preljocaj, Christian Bourrigault, Dimitri Chamblas, Mark Tompkins, François Verret, Alain Buffard, Kader Belarbi, Josef Nadj e Philippe Decouflé são alguns dos artistas – todos do sexo masculino – retratados na tela. Amadurecido durante muito tempo, este projeto da crítica de dança Rosita Boisseau e da cineasta Valérie Urréa reúne trechos de espetáculos e entrevistas em torno de uma questão central: o homem e a dança. No documentário, o tema é explorado passo a passo a partir de um mesmo ponto de vista. Abre espaço para que “os homens que fazem viver a dança contemporânea”, ou seja, intérpretes e coreógrafos com sólidas trajetórias profissionais se expressem sobre uma mesma figura, o homem e a sua identidade.

Filme Surpresa
Uma obra-prima do cinema europeu realizada há mais de três décadas, na qual a dança desempenha papel central. Um filme adorado pelos cinéfilos à época de seu lançamento, permaneceu meses em cartaz em Porto Alegre, mas há anos não é exibido nos cinemas brasileiros. Além de ter colecionado prêmios pelo mundo, foi um êxito tanto de público quanto de crítica.

Sessões e horários de 12 a 18 de setembro

Quinta-feira, 12
14h – Kinoclube: Edward Mãos de Tesoura
17h – Cães Errantes
19h30 – Amor até as Cinzas

Sexta-feira, 13
14h – O Fim da Viagem, O Começo de Tudo (pré-estreia)
16h – Cassandro, o Exótico
18h – Quando os Meus Pais Não Estão Em Casa
20h – Projeto Raros (Dragon Inn + debate com Cesar Almeida)

Sábado, 14
14h – O Fim da Viagem, O Começo de Tudo (pré-estreia)
16h – Dersu Uzala
20h – O Funeral das Rosas
23h59 – Noites na Cinemateca: Cinema e Dança

Domingo, 15
14h – O Fim da Viagem, O Começo de Tudo (pré-estreia)
16h – A Assassina
18h – Norte, O Fim da História

Terça-feira, 17
17h – Creepy
19h30 – Em Chamas

Quarta-feira, 18
14h – O Fim da Viagem, O Começo de Tudo (pré-estreia)
17h – Cemitério do Esplendor
19h30 – Cães Errantes

A Cinemateca Capitólio Petrobras conta, em 2019, com o projeto Cinemateca Capitólio Petrobras programação especial 2019 aprovado na Lei Rouanet/Governo Federal, que será realizado pela Fendacine – Fundação Cinema RS e possui patrocínio master da Petrobras. O projeto contém 26 diferentes atividades entre mostras, sessões noturnas e de cinema acessível, master classes e exposições.

 

Reportagem: Cleber Saydelles/PMPA

Foto: Maria Ana Krack / PMPA

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