Durante a gravidez, o grande sonho dos pais é poder aproveitar cada minuto com o seu bebê saudável. Porém, para algumas famílias não é possível aproveitar esse momento logo após ao parto. Segundo dados do Ministério da Saúde, 1 a cada 10 bebês nascem com menos de 37 semanas de gestação no Brasil. Na UTI Neonatal do Hospital São Lucas da PUCRS, a taxa de sobrevivência de prematuros abaixo de 1,5kg supera os 85%, sendo uma referência nacional.

Cuidados após alta

Como não completaram os nove meses gestacionais, o bebê prematuro não tem seu sistema imunológico formado completamente. Após a alta da UTI Neonatal os cuidados de higiene e contato são essenciais. Deve-se evitar lugares fechados com aglomerado de pessoas, contato com alguém que esteja com doenças respiratórias e antes do contato com o bebê é fundamental a higiene das mãos.

Amamentação

Para o bebê prematuro, a amamentação exclusiva do leite materno é relativamente mais importante para o desenvolvimento saudável, mas ao mesmo tempo, mais desafiadora em termos de sucesso. A média consumida por criança é de 50 a100ml por dia, inicialmente. A retirada do leiteestimula a produção do alimento.

Pré Natal

Um bom acompanhamento pré-natal pode reduzir o risco de nascimento prematuro. O controle da hipertensão, de infecções e a detecção de gestantes de risco de trabalho de parto prematuro, podem reduzir o risco do nascimento prematuro e melhorar os resultados tanto para o bebê quanto para a mãe.

UTI Neonatal HSL

Neste ano, a UTI Neonatal do Hospital São Lucas da PUCRS completou 40 anos. Uma das mais antigas do país na especialidade, a unidade já atendeu mais de 30 mil bebês e tem bons resultados no que se refere a mortalidade e morbidade entre hospitais universitários de excelência do Brasil. Com estrutura inicial para atender 16 recém-nascidos, atualmente, conta com 39 leitos em um espaço de 700 metros quadrados localizado no 5º Andar da instituição, sendo referência em tratamento intensivo neonatal.

Fonte: Humberto Fiori, neonatologista do Hospital São Lucas da PUCRS.