Neste mês de janeiro, a Secretaria Municipal da Cultura (Secult) oficializa a assinatura para o uso de uma licença guarda-chuva para a exibição gratuita de filmes. A ação, intermediada pela Aliança de Direitos Audiovisuais (ALDA Brasil) em conjunto com a Motion Picture Licencing Corporation Brasil (MPLC Brasil) e com a Prefeitura de Novo Hamburgo (PMNH), credita a Casa das Artes (Avenida Primeiro de Março, 59 – Centro) como parque exibidor de audiovisual de caráter público.

A licença guarda-chuva garante os direitos de exibição de filmes de diversas editoras e distribuidoras, tais como a Dreamworks, a Metro-Goldwyn-Mayer (MGM Studios), a 20th Century Fox, a Universal Pictures e a Warner Bros. A medida terá vigor por um ano, a partir da assinatura do contrato, e terá abrangência para até 128 espectadores por sessões, com exibições ilimitadas de produções audiovisuais dos 35 distribuidores cinematográficos autorizados.

As sessões gratuitas de cinema estão previstas para serem sediadas no Auditório Kinho Nazário, que fica localizado no segundo andar da Casa das Artes, com capacidade para 128 pessoas. Uma extensa lista de obras cinematográficas estarão disponíveis para exibição em sessões exclusivas, possibilitando um aumento nas ações do Ciclos de Cinema para 2020.

“Acreditamos que essa licença guarda-chuva torna popular o acesso ao cinema e às linguagens audiovisuais, servindo como uma ferramenta para alcançar os objetivos propostos no projeto Novo Hamburgo Polo Audiovisual, garantindo o acesso gratuito para a comunidade hamburguense à exibições de filmes nacionais e internacionais”, afirma o diretor municipal da Cultura, Alex Lassakoski.

A parceria da Secretaria Municipal da Cultura com a ALDA Brasil visa garantir a legalidade das exibições de cinema na Casa das Artes, considerando que qualquer exibição de conteúdos audiovisuais que seja realizada fora de residências é considerada uma exibição pública, o que requer uma autorização legal prévia para evitar a violação de direitos autorais. Para facilitar essas sessões e ampliar o leque de títulos disponíveis para exibições públicas e gratuitas, a parceria de um ano com a ALDA Brasil garante, de forma legal, a projeção de filmes dos distribuidores cinematográficos previstos dentro da licença guarda-chuva da MPLC Brasil.

Confira a lista completa de distribuidores cinematográficos em cartaz para exibição pública e gratuita, via licença guarda-chuva:

– A&E Channel Home Video

– AMC Networks

– Animal Planet Video

– BBC Worldwide

– Buena Vista Pictures

– Central Park Media

– Discovery Channel Video

– Dreamworks Animation SKG

– E1 Entertainment and Television

– Eagle Rock Entertainment

– Echo Bridge Entertainment

– Fox Searchlight Pictures

– Hanna-Barbera

– History Channel

– Lions Gate Entertainment

– Marvel Studios

– Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) Studios

– Miramax Films

– MTV Films

– National Geographic TV & Film

– NBC/Universal Television

– New Line Cinema

– Nickelodeon Movies

– Paramount Pictures

– Pathé Films

– Pixar Animation Studios

– Polygram Filmes Entertainment

– Touchstone Pictures

– Twentieth Century Fox Film Corp.

– United Artists Pictures

– United International Pictures

– Universal Pictures

– Walt Disney Pictures

– Warner Bros.

A MPLC Brasil representa mais de 600 distribuidores no território brasileiro, o que possibilita ao Parque Exibidor (no caso, a Casa das Artes) solicitar previamente a MPLC Brasil, através de e-mail ou documento escrito, a lista de distribuidores autorizados.

Crédito: Divulgação
Compartilhe essa notícia: