A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) vai à Região Metropolitana para apresentar um concerto especial, com obras de Mozart, Bizet e Rossini. A apresentação é conduzida pelo polivalente Arthur Barbosa, regente da Ospa Jovem, diretor artístico da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza e violinista da Ospa.

Os solos são interpretados por Rosimari Oliveira, renomada soprano que tem atuado pelas principais orquestras do Estado. O evento, que pretende levar música erudita a municípios de todo o RS, é a quarta participação da Ospa em 2019 pela Série Interior. O concerto ocorre sexta-feira, 19 de julho, às 20h, no Santuário Padre Réus. A entrada é gratuita.

A Ospa é uma fundação vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac). Os concertos da Série Interior são realizados pelo SESC e patrocinados pela Corsan e pela Fundação Cultural Pablo Komlós. Os concertos da temporada 2019 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Panvel, CMPC, Corsan, Banrisul e Grupo Zaffari. Apoio: Ipiranga, Dufrio, Audio Porto, Grupo Renner e Thyssenkrup. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedac.

Mais sobre Arthur Barbosa

Compositor, regente, violinista e arranjador, é membro da Ospa desde 1998. Iniciou seus estudos de violino com Alberto Jaffé e foi aluno de Rafael Garcia e Yerko Tabilo. Já atuou em mais de dez orquestras profissionais – entre elas, a Sinfônica da Paraíba, a Municipal de Campinas, a Filarmônica de Santiago (Chile) e a de San Luis (Argentina).

Como maestro, é convidado de orquestras no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Desde 2012, é Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza (CE) e, a partir de 2014, assumiu a regência da Ospa Jovem – Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Ospa. Arthur é também um dos fundadores e principal regente do projeto “Terra Symphony Orchestra”, em Nova York. Fora das salas de concerto, foi membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Brasil entre 2015 e 2016.

Mais sobre Rosimari Oliveira

Renomada soprano gaúcha, é pós-graduada em Canto Lírico pelo Conservatório Liceu de Barcelona e formada em música pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É recorrente convidada como solista em orquestras do Brasil, contando com um repertório composto por óperas e música de câmara. Atua, ainda, como professora de Canto e Canto Coral nas Faculdades EST/São Leopoldo, canto e Técnica Vocal do Curso Básico em Música da Fundarte em Montenegro-RS e Preparação Vocal do Coral da Adufrgs/POA.

SERVIÇO 

Concerto da Ospa em São Leopoldo – Série Interior 2019
Quando
: 19 de julho, sexta-feira, às 20h
Local: Santuário Padre Réus (rua Luetgen, 78 – Padre Reus)
Entrada gratuita

Reportagem: ASCOM Ospa

Foto: Mariana Moraes / Divulgação Ospa