A prefeitura, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte ( SMDSE), realizou nesta quinta-feira, 9, a aula inaugural que firma a parceria com a Fundação Tênis para a instalação de um núcleo no Centro Esportivo e Cultural do bairro Bom Jesus. Serão beneficiadas 100 crianças de instituições que atendem a região e são parcerias da prefeitura.

O diretor-geral de Esportes, Recreação e Lazer da SMDSE, Rodrigo Kandrik, destacou a possibilidade de realizar sonhos por meio deste projeto. “Buscamos trabalhar com grandes parceiros para atender o maior número de comunidades que precisam de ajuda. O projeto da Fundação Tênis pode tornar realidade o sonho desta gurizada que tem como exemplo o Guga Kuerten”.

O superintendente da Fundação Tênis, Luiz Carlos Enck, agradeceu os envolvidos no projeto da Fundação de ter um núcleo para a atender a comunidade do Bom Jesus se tornasse realidade, entre eles o coordenador executivo da equipe de articulação junto aos conselhos municipais, da Secretaria de Relações Institucionais e Articulação Política (SMRI), Carlos Simões, que também representou o Conselho Municipal da Crainça e do Adolescente. “Uma grande alegria poder realizar isso no ano em que completamos 18 anos de trabalho. As coisas acontecem e as energias se sincronizam para resultados positivos”. Enck elogiou os alunos do local: “as crianças aqui são focadas e comportadas. Atendemos dos 8 aos 12 anos com o projeto do tênis, mas as acompanhamos até os 16 anos com a capacitação profissional, e só damos por encerrada a parceria quando os encaminhamos para o mercado de trabalho”. O suporte financeiro ao projeto é do Instituto Lojas Renner e BRDE, não há custos para a Prefeitura de Porto Alegre.

Também participaram do evento o vice-presidente da Fundação Tênis, José Francisco Cirne Lima: a analista de Responsabilidade Social do Instituto Lojas Renner, Amanda Ely; a representante do BRDE, jornalista Silvia Bojunga; o diretor-geral de Direitos Humanos, Dari Pereira; o coordenador da Unidade da Juventude, Filipe Tisbierek; o representante da Secretaria da Cultura, Henry Ventura; a representante da Secretaria da Educação, professora Marli D´Ávila Pereira; e a coordenadora do Centro Esportivo e Cultural Bom Jesus, Silvia Souza.

A Fundação Tênis é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que realiza um programa socioassistencial, por meio do esporte, com proposta pedagógica baseada na educação olímpica, direcionada para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

 

Reportagem:  Maria Emilia Portella/ PMPA

Foto:  Andrea Pinto Schoeler/SMDSE PMPA