Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos terão aulas gratuitas de música. Os cursos serão lançados às 9h, na rua da República, 635, bairro Cidade Baixa. A programação faz parte das atividades da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) na Semana de Porto Alegre.

Serão oferecidas aulas de flauta doce, flauta transversal, violino, viola, violoncelo, piano, canto coral, teoria e percepção musical. Os adolescentes podem permanecer até completar o seu processo de formação. Os cursos ocorrem no Centro Cultural Multimeios Restinga, na avenida Ricardo Leônidas Ribas, 75, bairro Restinga, e na sede da Coordenação de Música da Secretaria Municipal da Cultura, na rua da República, 635, bairro Cidade Baixa.

Não haverá critérios de seleção. As vagas serão preenchidas por ordem das inscrições. Informações sobre inscrições podem ser obtidas pelo telefone (51) 3289 8166 ou pelo email cm@smc.prefpoa.com.br.

As aulas serão ministradas pelo Instituto Popular de Arte e Educação (Ipdae). Os alunos deverão seguir o programa e realizar provas teóricas e práticas semestralmente para uma banca de professores. O aluno não pode reprovar e faltar mais de uma vez, sob pena de perder a vaga. Os instrumentos serão disponibilizados pelo Ipdae aos alunos em sistema de comodato. O financiamento das aulas é do presidente da Bienal do Mercosul, Gilberto Schwartsmann, que também doou, em novembro do ano passado, um piano Essenfelder ao Centro Cultural Multimeios Restinga.

Ipdae – Criado em abril de 1998, o Instituto é uma organização que proporciona a jovens acesso à leitura, música, arte e cultura. O Ipdae é composto pelo Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro, pela Biblioteca Leverdógil de Freitas e pela Escola de Música Joan e Donald Sandberg. Fundada em 2006, a escola de música oferece gratuitamente cursos de flauta doce, flauta transversal, violino, viola, violoncelo, piano, canto coral, teoria e percepção musical, formando a Orquestra Jovem. A escola também mantém a Orquestra Infanto-juvenil, a Orquestra de Flautas Transversas, o Grupo Lux Sonora, o Conjunto de Flautas Doce “In Nomine” e os Coros Infantil e Infanto-Juvenil. A importância do Ipdae foi reconhecida pelo Prêmio Funarte do Ministério da Cultura de Apoio a Orquestras Jovens, em 2015, e pela Medalha Cidade de Porto Alegre, oferecida pela Prefeitura de Porto Alegre, em 2018.

 

Locais das aulas:

Rua da República – O casarão reformado por meio de parcerias já abriga a sede da Coordenação de Música da SMC e a Banda Municipal. O prédio pertencia originalmente à família do comendador José Baptista Soares da Silveira e Souza, açoriano vindo da ilha de São Jorge para o Sul do Brasil no século 19. A posse do imóvel foi transferida ao Estado do Rio Grande do Sul em junho de 1969, quando foi instalado o colégio Olintho de Oliveira.

Em 1983, o imóvel foi doado pelo governo estadual para a prefeitura. Embora não seja tombado, o imóvel está inventariado na Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, dentro do critério de estruturação, o que determina a preservação de suas principais características arquitetônicas, como fachadas, esquadrias e cobertura.

Centro Cultural Multimeios Restinga – O Centro Cultural Multimeios Restinga ocupa o antigo Estúdio Multimeios, que foi reformado e passou para a administração da Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com a Procempa e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte. Adaptado para as novas atividades, o novo Centro Cultural Multimeios Restinga conta também com centro de informática, biblioteca e espaço para exposições.

 

Reportagem: Cleber Saydelles e Paulo Beccon/ Agência

Foto: Luciano Pereira/Divulgação SMC PMPA

 

 

Compartilhe essa notícia: