Nesta segunda-feira (13), foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste ano, segundo define o cronograma, as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos.
De acordo com o edital, as inscrições começam no próximo dia 27 de maio e vão até o dia 7 de junho. A inscrição deve ser realizada na Página do Participante, como já ocorria nos anos anteriores. A taxa de inscrição será de R$ 85 e deverá ser paga entre os dias 27 de maio e 12 de junho. As solicitações para tratamento por nome social e para atendimento especializado devem ser apresentadas até 7 de junho. O resultado inicial do pedido de atendimento especializado será em 17 de junho, quando inicia o período para apresentação de recursos, que vai até o dia 21. Já o resultado final, em resposta aos recursos apresentados, deve sair em 27 de junho.
Depois da realização das provas, o gabarito oficial está previsto para ser divulgado em 20 de novembro. A previsão é de que os resultados sejam divulgados em 13 de janeiro de 2025.
O edital do Enem 2024 foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira. Também foram divulgados os pedidos de isenção da taxa de inscrição, na Página do Participante.
Veja o cronograma completo:
- Inscrições: 27 de maio a 7 de junho
- Solicitações de nome social e atendimento especial: até 7 de junho
- Resultado do pedido de atendimento especial: 17 de junho
- Pagamento da taxa de inscrição: 27 de maio a 12 de junho
- Provas: 3 e 10 de novembro
- Gabarito oficial: 20 de novembro
- Resultado da prova: 13 de janeiro de 2025
Assim como nos anos anteriores, o Exame será composto de quatro provas objetivas (cada uma com 45 questões de múltiplas escolhas, em quatro áreas diferentes do conhecimento) e uma redação em língua portuguesa.
No primeiro dia do exame (03 de novmebro), serão aplicadas as provas de linguagens; redação; códigos, ciências humanas e suas tecnologias. Os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para responderem as questões.
No segundo dia (10 de novembro) será a aplicação das provas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, com cinco horas de duração.