A quiche é um prato bastante versátil, pode ser servida como um lanche ou até como prato principal. Mas vocês sabia que por trás dessa receita há uma história de batalhas e disputas territoriais?

A quiche se chamava Lothringen e nasceu na região da Ausácia Lorena, que na época pertencia a Alemanha e atualmente é território franceses. Essa região foi palco de algumas batalhas entre os dois países. Depois de muitas batalhas durante a Segunda Guerra Mundial, foi em 1945 que a França tomou esta região. Nesse momento, os franceses batizaram esse prato nascido na região de quiche Lorraine, hoje famosa no mundo todo. Mas, disputas à parte, todos nós só temos a agradecer tanto aos alemães quanto aos franceses pelo desenvolvimento desta deliciosa receita.

A receita original é feita por uma base de massa de farinha de trigo e manteiga. Os recheios atualmente são os mais diversos possíveis. Mas como você já sabe, o Retempera é o nosso delicioso laboratório culinário: não criamos nada, transformamos tudo.

Confira o programa e a receita completa abaixo:

Quiche de couve-flor e parmesão
Ingredientes:
150 g farinha de amêndoas
150 g farinha de arroz
50 g fécula de batata
2 g goma xantata
2 ovos
2 gemas
Sal
3 colheres sopa de azeite

Ingredientes molho bechamel:
500 ml leite zero lactose
100 g queijo parmesão (cuidar para que seja zero lactose também)
1 colher de sopa de amido de milho (diluir em ¼ de xícara de água)
Sal
Orégano
Noz-moscada
1 folha de louro
3 ovos

Coloque também 1 colher de sopa de quinoa negra para o empratamento ficar mais bonito. E não esquece de assistir ao programa para entender melhor o modo de preparo. Não esqueça que é preciso pré-aquecer o forno a 200°C por uns 10 minutinhos.