Muitas pessoas não consomem ovos – uns porque não podem, outros porque não querem. Seja por questões de saúde ou por uma opção de vida, é uma substituição difícil de ser feita no dia a dia. Pensando nisso, o Retempera deste sábado aborda a substituição de glúten, ovos e leite em receitas.

A dica desta vez é a massa de um pastel assado no forno. Quanto aos recheios, que não foram explicados durante o programa, vocês podem conferir logo abaixo.

Para a Renata Monteiro, o mais importante na hora de fazer esse tipo de receita é tentar entender qual função determinado alimento exerce dentro daquela refeição. “Por exemplo, quando eu bato claras em neve, eu quero espuma, volume. Em um bolo, os ovos ligam os demais ingredientes entre si. A partir desse entendimento é que a gente pode pensar em outros alimentos que podem exercer uma função similar”, explica.

Confira o programa:

 

 

Receita recheio de legumes

Ingredientes:

½ abobrinha picada em cubos pequenos

½ cenoura picada em cubos pequenos

½ maçã picada em cubos pequenos

100 g palmito picado

Alho poró picado

Sal

Pimenta preta moída na hora

Salsa picada

Modo de preparo:

  • Colocar um fio de azeite em uma frigideira e adicionar a cenoura picada. Refogue a mesma por uns 3 minutos. Adicione a abobrinha e o alho poró e mexa por mais 3 minutos. Junte os demais ingredientes e desligue. Utilize o recheio depois que o mesmo estiver frio.

 

Recheio de maça, canela e nozes

Ingredientes:

1 maçã picada em cubos pequenos

2 colheres de sopa de açúcar mascavo

1 colher de chá de canela em pó

1 colher de chá de suco de limão

50 g de nozes picadas

1 pitada de sal

Modo de preparo:

  • Em uma frigideira juntar a maçã picada, açúcar mascavo. Saltear a maçã até que o açúcar desmache. Desligue e adicione o sal e as nozes. Usar este recheio frio.