A prefeitura realiza neste sábado (12), no Parque Marinha do Brasil, mais uma edição da Festa das Crianças. Com diversas atrações gratuitas para o público infantil, o evento ocorre das 14h às 18h, em frente à sede da Diretoria-Geral de Esporte Recreação e Lazer da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (avenida Borges de Medeiros, 2713). Se chover, a programação será transferida para domingo (13).

Nesta edição, serão disponibilizados brinquedos adaptados inclusivos, além de palco interativo com shows, como o do Rei Leão e outros personagens infantis. Também serão oferecidas ao público dezenas de atividades esportivas, recreativas, além de ações de cunho social.

Entre as várias atrações haverá brinquedos infláveis, camas elásticas, futebol de mesa, jogos de mesa, oficinas de beisebol, frisbee, patinação, tênis, xadrez e slackline, tenda da Polícia do Exército, tirolesa organizada pelo Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, parede de escalada, personagens infantis, pintura de rosto, pintura em desenhos, shows, sorteio de brindes do Inter e do Grêmio, basquete eletrônico, além de passeio a cavalo e de Pônei disponibilizado pelo Exército e pela Sociedade Hípica de Porto Alegre.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estará presente com um espaço especial para pedalar bicicleta. Além disso, para aqueles que têm interesse em aprender a andar de bicicleta, a empresa irá disponibilizar a Escolinha de Bikes.

“A festa proporciona um momento de diversão e interação para toda a família. O Dia das Crianças é o dia delas brincarem. Estaremos oferecendo atrações especiais e diferenciadas, como a disponibilização de brinquedos inclusivos para crianças com deficiência, passeio a cavalo e oficina de beisebol. Um dia de diversão e de convivência”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia.

O evento é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte, em parceria com o sistema Fecomércio/SESC RS. Também são parceiros o Grêmio Foot- Balll Porto Alegrense, Sport Club Internacional, Comando Militar do Sul, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Metrópole Xadrez Clube, Farrapos Beisebol Clube, Betich Shalom,Cusco Voador, Eletrônica Mk, Slack sem Fronteiras, Sociedade Hípica de Porto Alegre, Bazar Mimo, Rede 1000 e Markulino’s Especial Kids com brinquedos adaptados inclusivos.
Dia Universal da Criança – É uma festa comemorada em diversos países. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e diferentes tipos de celebração. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) convencionou dia 20 de novembro para comemorar o dia das crianças.

Dia das Crianças no Brasil – A criação do Dia das Crianças no Brasil foi sugerida pelo deputado federal Galdino do Valle Filho na década de 1920. Arthur Bernardes, então presidente do Brasil, aprovou por meio de decreto de nº 4867, no dia 5 de novembro de 1924, a data de 12 de outubro como o dia dos pequenos. Mas só passou a ser efetivamente comemorado em 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção junto com a empresa Johnson & Johnson para a Semana do Bebê Robusto a aumentar suas vendas. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos, que lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do 12 de outubro criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.

 

Reportagem: Maria Emilia Portella/PMPA

Foto: Luciano Lanes/PMPA