A culinária sem glúten e sem lactose do Retempera traz neste episódio uma das mais tradicionais receitas americanas: a torta de maça. As american as an apple pie ou na tradução literal: Tão americano quanto uma torta de maçã. Esse jargão estadunidense ilustra o quão identificada com a cultura americana se tornou a tradicional sobremesa vedete do Dia de Ação de Graças.

Enraizada, mas nem tão americana assim. A Apple Pie é, na realidade, nativa da Inglaterra. Em 1620, os colonos ingleses conhecidos como Pilgrims levaram sementes da fruta vermelha aos Estados Unidos e muitas pessoas começaram a reproduzir a torta.

O que levou os yankees a terem a fama de donos das tortas de maçã foi o fato de que, logo após a chegada das sementes da fruta, o país se tornou o mais importante produtor de maçãs do mundo. Parte disso se deve a Johnny Appleseed, um americano que, segundo a lenda, viajou milhares de quilômetros plantando macieiras pelo país, dos seus 25 aos 71 anos de idade.

Curiosa também é a história por trás do Thanksgiving Day, ou Dia de Ação de Graças, onde a torta de maçã é a grande vedete. Tudo começou no século XVII quando, após invernos extremamente rigorosos e consequentemente colheitas paupérrimas, moradores da “Nova Inglaterra” tiveram, em 1621, uma boa colheita. Para agradecer pela boa safra o governador organizou uma festa com muita fartura de comida.

Durante a Guerra Civil, o presidente Abraham Lincoln, em busca de meios para unir a nação e em 1863 procedeu à Proclamação de Ação de Graças, decretando que a última quinta-feira de novembro seria um dia de ação de graças. Em 1939, 1940 e 1941, Roosevelt, buscando estender o período de vendas do Natal, proclamou a terceira quinta-feira de novembro como o Dia de Ação de Graças. E em 1941, o Congresso decretou que o feriado voltaria ser na última quinta-feira de novembro, em vigor até os dias de hoje.

Apesar do rumo comercial que a data acabou tomando, até hoje as famílias se reúnem neste dia com uma mesa farta, onde não pode faltar o tradicional peru e, claro, a torta de maçã.

E hoje, a torta de maçã é à la Retempera, a nossa versão da Apple Pie, sem glúten e sem lactose.

O programa vai ao ar nos canais 24 e 524 da NET e o episódio 3 da segunda temporada está disponível aqui.

Torta de maçã

Ingredientes da massa:

80 g fécula de batata

100 g farinha de arroz

100 g farinha de amêndoa

2 g goma xantana

100 g açúcar mascavo

2 ovos

50 ml leite de coco

80 ml óleo de girassol

Pitada de sal

Suco de meio limão

 

Ingredientes do recheio:

5 maçãs fatiadas

1 limão (suco)

1 xícara de açúcar demerara

Canela

Essência de baunilha

Pitada de sal

100g de farinha de rosca sem glúten

Compartilhe essa notícia: