O Zoológico Municipal de Canoas está tomando medidas em recintos e gaiolas para melhor atender os animais que lá residem. Estão na ação a instalação e reforma de casas e ninhos com compensado plastificado e colocação de maravalha rara reduzir os efeitos da umidade, instalação de dreno para impedir o acúmulo de água das chuvas e poda das árvores para melhoria da insolação e circulação do ar. A alimentação também foi adequada ao inverno.

A bióloga do Mini Zoo, Patrícia Martins Valentim, afirma que, além das preocupações com o inverno, o local está recebendo uma série de outras melhorias que visam o bem-estar dos animais. “Nos recintos, estamos retirando todos os materiais de plástico e de corda sintética, e substituindo por materiais naturais, como galhos, troncos e folhas. Os mobiliários dos recintos precisam ser mudados constantemente para desestressar os animais”, explica.

O Mini Zoo é mantido pela Prefeitura de Canoas e tem o objetivo de acolher animais silvestres que não têm mais condições de voltar à natureza. O local funciona como centro de reabilitação desses animais, que são diagnosticados, tratados, recuperados e, alguns, reconduzidos ao seu habitat natural. Aqueles que não se adaptam mais à natureza viram residentes do zoológico. Atualmente, o espaço conta com mais de 100 animais residentes, entre aves, mamíferos e répteis. Além destes, mais de 100 animais silvestres estão em processo de reabilitação e devem voltar à natureza assim que recuperados.

 

Foto: Vinicius Thormann

Compartilhe essa notícia: