A Associação dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar (ASOFBM) publicou nesta sexta-feira (21) uma nota em manifestação a favor da liberdade de imprensa. Em seu pronunciamento, a instituição diz que repudia qualquer meio de censura aos meios de comunicação.
A ASOFBM também diz que “a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa são inegociáveis” e defende que mesmo a democracia não sendo perfeita é o melhor regime político existente no mundo. A declaração da entidade é realizada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinar que a Jovem Pan retirasse do ar peças publicitárias em que o candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, é apontado como defensor do crime.
Além disso, o TSE também decidiu que o veículo de comunicação seria obrigado a dar direito de resposta à Lula e não promovesse novas manifestações sobre os processos judiciais relacionados a ele.
Confira a seguir a nota da ASOFBM na íntegra:
“A Associação dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar – ASOFBM, vem a público, em prestígio ao Estado Democrático de Direito, forte nos princípios constitucionais norteadores da República Federativa Brasileira, manifestar veemente repúdio a todo e qualquer tipo censura dos meios de comunicação.
A liberdade de expressão e a liberdade de imprensa são inegociáveis. Sabemos que a democracia não é perfeita, mas não existe, hoje, no mundo, um sistema mais salutar e adequado a proporcionar a garantia de direitos de todos os cidadãos.
Portanto, a ASOFBM, ratifica sua defesa intransigente à democracia brasileira, contrária a quaisquer arbitrariedades que não guardem consonância com os princípios da nossa Carta Magna.”