A campanha O Petróleo é Nosso, no começo da década de 1950, percorreu e empolgou o País. Culminou com a criação da estatal a 3 de outubro de 1953. O slogan se estendeu: A Petrobras é Nossa. Hoje, com o litro da gasolina acima de R$ 7,00, sabe-se que pertence aos acionistas e seus interesses. A empresa teve lucro de R$ 31 bilhões e 140 milhões no terceiro trimestre deste ano.

Mina de ouro

Poucos jornais, ontem, deram destaque às declarações do presidente Jair Bolsonaro:

“Os dividendos são, no meu entender, absurdos. Eu não quero na parte da União ter esse lucro fantástico.”

A estatal se cala

No final de outubro, Bolsonaro já havia dito que a Petrobras não poderia dar lucro muito alto, provocando forte impacto na inflação. Ontem, o presidente continuou criticando a política de preços da Petrobras, chamada por ele de equivocada. “Nós somos autossuficientes em petróleo, não se justifica isso aí. Não podemos ficar escravizados pelos preços lá de fora”, referindo-se ao alinhamento do Brasil à variação do petróleo no mercado internacional.

Cansado das cobranças sobre os aumentos e suas repercussões em todos os produtos de consumo, Bolsonaro insistirá na privatização.

Não para

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do País, subiu de 9,17% para 9,33% neste ano. É a 31ª elevação consecutiva da projeção. A estimativa está no Boletim Focus, divulgada semanalmente pelo Banco Central, refletindo expectativa das instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Talvez se convençam

Aos que acham não haver necessidade de reforma tributária: relatório do Banco Mundial apontou que as empresas brasileiras gastam, em média, 1.500 horas por ano para preparar, declarar e pagar impostos. É recorde entre 190 países. O tempo anual necessário para o pagamento de tributos nas 34 economias de alta renda da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico é de 156 horas.

Perdeu a bússola

Como se não tivesse nada mais para tratar, o Senado passa a viver momentos de Câmara Municipal. Tática que faz parte da Operação Caça Votos em currais eleitorais: a Comissão de  Fiscalização e Controle aprovou, ontem, a realização de audiência pública para debater a situação atual dos bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, em Maceió.

Tem mais

A Câmara dos Deputados passou parte da tarde de ontem discutindo o projeto de lei que institui o programa nacional para controle da cigarrinha do milho.

Prova da velocidade…

As sessões plenárias da Câmara dos Deputados e do Senado deveriam começar com a projeção no painel eletrônico dos números que demonstram descaso: o total de artigos não regulamentados na Constituição Federal de 1988 é de 152. Incluem os capítulos dos Direitos e Garantias Fundamentais; da Organização do Estado; da Organização dos Poderes; da Defesa dos Estados e das Instituições Democráticas; da Tributação e do Orçamento; da Ordem Econômica e Financeira e da Ordem Social.

Em período de muito trabalho

 O gaúcho Paulo de Tarso Sanseverino assumiu ontem o cargo de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral. Representa o Superior Tribunal de Justiça, onde está desde 2010. Tornou-se Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2007.

Alvo bem visível

No Brasil, tudo gira em torno da guerra político-partidária: 35 funcionários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pediram exoneração na segunda-feira dos cargos que ocupavam. Mesmo que sejam contrários ao governo, poderiam esperar a realização das provas marcadas para os dias 21 e 28 deste mês.

O que pesa mais

A atitude dos demissionários jogou os milhares de candidatos numa situação de instabilidade. Pensaram mais em provocar o desgaste político do governo do que no interesse dos alunos, focados na superação do obstáculo e na realização profissional. A propósito, os funcionários são do quadro de concursados e deixaram apenas funções de coordenação. Os contracheques seguem garantidos a cada final de mês.

Compartilhe essa notícia: