As verdadeiras democracias têm uma fórmula: não abriga caudilhos nem demagogos e muito menos admite acúmulo de dinheiro para comprar votos, poder e consciências.

Conta não tem fim

O placar eletrônico jurometro.com.br atingiu R$ 100 bilhões na manhã de hoje. Valor pago pelo governo federal, desde 1º de janeiro deste ano, para rolar sua dívida. Fazendo uma comparação, equivale a duas vezes a arrecadação anual de tributos no Estado do Rio Grande do Sul.

Divisor de águas

Quando algumas lideranças defendem a necessidade inadiável de conter o endividamento público, surge uma reação, querendo demonstrar que o mundo vai desabar.

Querem se aproximar do caos

Convém lembrar: o ajuste fiscal, em qualquer governo, é um problema técnico, mas há um componente político. Muitos administradores resistem a um princípio básico: só pode ser gasta a quantia arrecadada em tributos e os empréstimos não devem superar o limite suportável. Quando os freios falham, a população paga preço alto.

Mais um 

Não foi só no Rio Grande do Sul. O MDB de Santa Catarina também cancelou a prévia que realizaria amanhã para escolha do candidato ao governo do Estado.

Impulso

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, percorre o País, apresentando o Programa Nacional de Prestação de Serviço Voluntário, em vigência desde o dia 28 do mês passado. Sem vínculo trabalhista, oferece postos em atividades de interesse público dos municípios. A jornada de trabalho prevista é de 48 horas mensais, sendo, no máximo, seis horas diárias. A remuneração, definida pelos Municípios, não pode ficar abaixo do salário mínimo. Destina-se a jovens com idade entre 18 e 29 anos, além dos que têm mais de 50.

Causa do prejuízo

Entrevistado por este colunista, ontem, o presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, médico pediatra Juarez Cunha, chamou a atenção para o baixo índice de vacinação contra a Covid-19 em crianças: “Todos precisam saber que não se trata de experimento. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária já comprovou que a vacina é segura. Converso com os que resistem porque leem notícias falsas nas redes sociais. Acabam expondo os filhos a riscos.”

Efeito mais amplo    

Outro alerta do médico Juarez Cunha: os dois anos de pandemia fizeram com que pais e mães deixassem de levar os filhos aos postos de saúde para o recebimento das demais vacinas. Ao todo são 17. Sem a aplicação, ressurgirão problemas que já tinham sido superados.

Terá trabalho

Entre muitos pretendentes, o Partido Liberal escolheu Tarcísio Vieira de Carvalho para ser o advogado do presidente Jair Bolsonaro durante a campanha. Ministro do Tribunal Superior Eleitoral até maio de 2021, está na lista dos melhores profissionais do País. Integrou a Corte como representante da classe dos juristas por oito anos.

Há 80 anos

A 18 de fevereiro de 1942, o navio brasileiro Buarque foi torpedeado e afundou em 15 minutos a 20 milhas da costa dos Estados Unidos. O segundo disparo atingiu a casa de máquinas. Morreu um passageiro. Outros quatro e os 74 tripulantes conseguiram se salvar com a chegada de um cruzador norte-americano. Quarenta e dois tiveram de ser internados no hospital de Norfolk.

O navio de 5.100 toneladas fazia a rota Rio de Janeiro-La Guayra-Nova Iorque, carregando café, cacau e algodão. Construído em 1919, foi adquirido pelo Lóide Brasileiro em 1939.

Repercussão

O jornal La Razón, de Buenos Aires, noticiou no dia seguinte: “O bombardeio constitui o primeiro ataque a um navio latino-americano e coloca o continente mais próximo da Segunda Guerra Mundial. O ataque do submarino nazista provoca indignação geral.”

Perdas

O governo de Getúlio Vargas declarou guerra aos países do Eixo em agosto de 1942.

Até o final da Segunda Guerra Mundial, 34 navios brasileiros foram torpedeados e afundados, a maioria no nosso Litoral, tendo morrido 1.081 pessoas.

Compartilhe essa notícia: