O agora ex-candidato à prefeitura de Porto Alegre, José Fortunati (PTB), anunciou nesta manhã (12) seu apoio a Sebastião Melo (MDB). Após abrir mão da própria candidatura, o PTB já havia confirmado seu apoio à chapa emedebista na tarde de ontem (11), mas o suporte pessoal de Fortunati ainda não havia se materializado. Agora, através de sua conta no Twitter, ele confirma as expectativas e formaliza o apoio ao antigo aliado:

Sebastião Melo, que foi vice de Fortunati no mandado entre 2012 e 2016, também publicou na rede rede social o vídeo em que Fortunati declara seu apoio à coligação “Estamos Juntos Porto Alegre” neste primeiro turno:

Entenda o caso:

A coligação “Porto Alegre somos todos nós”, encabeçada por José Fortunati, deixou a corrida após decisão do TRE de invalidar a candidatura do vice, Dr. André, do Patriota. O fato ocorreu ainda na segunda-feira, dia 9. “Me dói muito dizer isso, do fundo do meu coração, mas não vamos prosseguir nesta caminhada”, disse Fortunati em pronunciamento via live no Facebook.

Fortunati afirmou que, em 18 de outubro, quando o registro da candidatura foi concedido, ainda havia prazo para substituição do candidato. Porém, com a publicação do acórdão pelo TRE, hoje, a coligação não teve tempo suficiente para protocolar o recurso. A decisão de recurso é aceita somente 20 dias antes do primeiro turno.

O agora ex-candidato defendeu que a motivação da impugnação é política. “Tratou-se de uma decisão ilegal, uma decisão política. Foram preenchidas todas as conformidades para o registro do candidato”. Ele ainda frisou que, segundo pesquisas eleitorais, a chapa tinha grandes chances de avançar para o segundo turno. “O TRE contraria a lei, contraria uma resolução. Em uma semana decisiva para as eleições”, disse.

A coligação “Porto Alegre somos todos nós” seguirá com o nome na urna, por não haver tempo hábil para a retirada dos dados do sistema. Os votos por ela contabilizados, entretanto, serão considerados nulos.

Compartilhe essa notícia: