Moisés Machado

Quarentena, isolamento, afastamento social, termos incomuns ao vocabulário dos brasileiros até pouco tempo hoje são eixo central das rodas de conversas, virtuais, é claro. Frente a dispensa das aulas e do trabalho, redução de jornada e suspensão de contratos de trabalho, está sobrando tempo para muitos brasileiros isolados em suas casas e apartamentos, do jeito que deve ser. Mas o que fazer com tanto tempo livre?

Pensando nessa questão, muitos serviços tem liberado seus conteúdos de forma gratuita. São cursos para todas as áreas e com várias durações em inúmeras plataformas. E o conteúdo tem encontrado eco nas buscas dos internautas brasileiros, conforme o Google Trends, a busca pelo termo “cursos gratuitos” é três vezes maior se comparada ao mesmo período do ano passado.

Google Trends: Cursos Gratuitos

 

No entanto é preciso destacar que é preciso impor limites e que o momento não é de auto-cobranças. A psicóloga Priscila Cunha destaca que apesar de serem ações positivas também é preciso desenvolver outras atividades lúdicas que não sejam apenas voltadas a esses cursos. “Não vamos conseguir acompanhar tudo 24 horas. Não é porque tem cinco cursos que tu vais fazer os cinco, temos outras obrigações, vamos precisar cuidar da higiene, da casa, dos filhos. Então essa não é a hora de nos cobrarmos, a palavra do momento é o bom senso, devemos sim aproveitar esses conteúdos mas vamos respeitar nosso limite. É o momento de se cuidar, de não se exigir demais”, destaca Cunha.

A jornalista Mariane Manduell, em isolamento deste o início da pandemia, tem aproveitado o tempo livre para se dedicar a estes cursos, atualmente está realizando o curso de gestão em mídias sociais e já realizou o de revisão de conteúdo para web, na plataforma Rock Content. Manduell explica que tem organizado uma rotina, separada por horários, buscando conciliar o curso com as demais atividades de cuidado da casa e com a filha Alice. “Pela manhã faço algumas atividades com a Alice, criei alguns trabalhinhos escolares para ela não perder o ritmo da escola. Quando ela termina deixo-a livre para assistir um pouco de televisão e neste período aproveito para me dedicar aos cursos e demais afazeres da casa”, frisa. Ela ainda diz que focar nessas atividades tem sido importante para ocupar a mente e desligar um pouco do noticiário sobre o Covid19.

Abaixo é possível conferir uma lista das plataformas com conteúdo disponível de forma gratuita.

Rock Content

A plataforma relacionada ao universo do marketing de conteúdo para profissionais e estudantes oferece 5 cursos premium de forma totalmente gratuita. Os cursos são liberados a cada semana, a partir do dia 24, e ficarão disponíveis para serem acessados pelo período de 30 dias, a partir da data de liberação. Além disso, a instituição disponibiliza um grupo para interação entre os alunos e professor por meio da rede social Telegram, com um grupo da Rock University, oferecendo a possibilidade de tirar as dúvidas do que é aprendido nos cursos.

Casa do Saber

A Casa do Saber é um centro de debates e disseminação do conhecimento localizado em São Paulo. A plataforma liberou gratuitamente todo o seu conteúdo on Demand. É só baixar o aplicativo e criar a conta e começar a usar. A plataforma possui mais de 120 cursos disponíveis no aplicativo, com temas que vão desde Grandes Questões da Humanidade, que analisa questões fundamentais da sociologia e filosofia, até Teatraulas com leituras interpretativas de textos clássicos da literatura em forma de teatro, passando por outros temas como arte, história, tecnologia, política, relações internacionais, religião, música, ciência, entre outros.

Stoodi

A startup brasileira de educação liberou temporariamente o acesso gratuito a todas as videoaulas e exercícios com correção em vídeo. A plataforma abriga videoaulas, exercícios com resolução em vídeo e resumos teóricos de Matemática, Física, Química, Gramática, Literatura, Redação, Biologia, História, Geografia, Artes, Atualidades e Inglês. Além do conteúdo, o estudante encontrará o serviço de correção de redações, feito com base nos critérios do ENEM e dos principais vestibulares do país.

IFRS

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul liberou em sua plataforma diversos cursos das mais variadas áreas, como ciências humanas e exatas, educação, gestão e negócios, idiomas e informática, entre outros.

Anhembi Morumbi

A Universidade Anhembi Morumbi liberou cursos como Marketing Corporativo e Pessoal, Fundamentos de Marketing Digital e Matemática Financeira. Ao todo são 16 opções de cursos gratuitos livres. Os cursos tem de uma a três horas de duração e ao final há o certificado de conclusão.

USP

A plataforma Coursera da Universidade de São Paulo (USP) disponibilizou 17 cursos online disponibilizados entre eles Marketing, ciência da computação, design, biologia são algumas das áreas de estudo. Para acessar os links, basta ir ao site do Coursera e pesquisar por “Universidade de São Paulo”.

Harvard

A universidade americana liberou mais de 100 cursos gratuitos – em inglês. São várias áreas de abrangência, entre elas estão: Artes e Design, Ciências Sociais, História e Ciência Ambiental. Os cursos podem ser acessados diretamente no site da universidade.

Udemy

São mais de 400 cursos gratuitos voltados a técnicas básicas de informática.  A Udemy é uma das maiores plataformas que de cursos online. Entre os cursos gratuitos Python, HTML5, Android, WordPress, Algoritmos e lógica, JavaScript e muito mais, todos com certificação.

Saint Paul Escola de Negócios

Por 30 dias 100% do acesso aos cursos estão liberados. São mais de 25 mil horas de aula em diversas áreas como economia, performance, liderança, entre outros.

UCADM

A Universidade Corporativa do Administrador oferece 350 cursos gratuitos para profissionais registrados e adimplentes, além de estudantes de Administração que possuam a carteira especial de estudante. Entre os cursos mais procurados estão: Introdução à Gestão de Pessoas, Gestão Financeira para Empresas – Controle, Inglês para Iniciantes, Matemática Financeira, A Arte do Trabalho em Equipe, Introdução ao Planejamento e Gerenciamento de Projetos, Tributos, A Arte de Falar em Público, A Reforma Ortográfica e Como Negociar e Obter Sucesso.

Em tempos de pandemia

Se puder, fique em casa, lave as mãos com frequência, use máscara ao sair na rua e evite aglomerações. Aproveite o período de afastamento social para enriquecer o currículo e evoluir pessoalmente. Mas use as plataformas com moderação, sem cobranças, nesse momento tudo deve ser leve. Não há nada errado em uma comédia pastelão, um livro despretensioso ou simplesmente fazer nada. Desacelere, cuide de você e de quem você ama.

Compartilhe essa notícia: