A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, segunda-feira, o projeto de lei que prevê a instalação de câmeras de monitoramento em obras executadas com dinheiro público no Estado. Atingirá as que têm orçamento acima de 20 milhões de reais. Quando ocorrer impedimento, ordem de paralisação ou suspensão do contrato por mais de 60 dias, caberá ao governo emitir um comunicado, informando o motivo e o tempo previsto para retomada.

Tem razão

 Trecho do editorial do jornal O Estado de São Paulo, ontem: “É impressionante – além de muito perigoso – que ainda haja quem simplesmente se recuse a tomar uma vacina quando chega sua vez porque o fabricante do imunizante à disposição no momento não é o de sua predileção, seja lá por que razões. Tal comportamento revela uma enorme irresponsabilidade, tanto do ponto de vista individual como coletivo.”

Cofre foi aberto

Dados oficiais mostram que o governo federal incluiu nos orçamentos de 2020 e 2021 a despesa de 24 bilhões e 500 milhões de reais para a compra e o desenvolvimento de vacinas contra Covid-19. Já foram liberados 20 bilhões e 700 milhões de reais.

Preços

Custa 25 dólares a dose mais cara de vacina contra a Covid-19, fabricada pela Moderna. A mais baixa é da Astrazeneca: 4 dólares. O licenciamento compulsório dos direitos de propriedade sobre as fórmulas poderá permitir a importação ou produção local de vacinas a valores menores, ampliando a oferta de doses.

 Caso de urgência

Cem países apoiam a proposta da Índia e da África do Sul, na Organização Mundial do Comércio, para impedir que direitos de propriedade criem barreiras ao acesso de vacinas, remédios e produtos médicos essenciais contra Covid-19.

Ângulo comercial

Vinte anos é o prazo do direito de propriedade das vacinas, o que concede ao inventor a exclusividade de mercado como meio de compensar o investimento em pesquisa e desenvolvimento. Isso evita que copiadores da tecnologia desestimulem a inovação. Porém, em caso de pandemia sem precedentes, a regra deve ser flexível.

Outras virão

Doze vacinas diferentes foram desenvolvidas para prevenir a Covid-19. Mais de 50 estão em testes no mundo e cerca de 20 vacinas poderão ficar disponíveis no prazo de dois anos.

Corrida contra o tempo

Dez meses foi o tempo recorde de desenvolvimento da vacina destinada a combater a Covid-19. Isso elevou ainda mais os custos de pesquisa, já que o tempo varia entre 8 e 15 anos.

Pronto para detonar

A CPI da Pandemia aprovou ontem a realização de reunião para ouvir o ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel. Nesse formato, a reunião se dá de maneira secreta, sem a possibilidade de transmissão ou acompanhamento pelos que não são senadores.

Cassado por corrupção, Witzel não tem nada a perder. Como livre atirador, garantirá, no mínimo, espaço nas manchetes por um ou dois dias.

Copa franca

O ponto de partida foi o dia 31 de março de 1992, quando houve a promulgação da primeira emenda constitucional. Desde então, o Congresso aprovou mais de 100. A quantidade demasiada permite entender o motivo pelo qual a Constituição de 1988 é tão extensa e minuciosa. Serve para consagrar privilégios e garantir ambições.

Trabalho incessante

Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital e Maternidade Fêmina, de Porto Alegre, está entre as melhores do país, tendo se tornado referência no atendimento do recém-nascido de alto risco, prematuros ou que necessitem de cuidados especiais.

É comovente a competência, o esforço e a dedicação de médicos, enfermeiros e auxiliares na preservação da vida.

 

Foto: Divulgação

Compartilhe essa notícia: