| Mélani Ruppenthal |
O município de Canoas planejava iniciar a vacinação de idosos acima de 85 anos nesta terça-feira (09), ampliando o grupo de imunizados contra a Covid-19. No entanto, após um atraso na chegada das doses para a cidade, que não ocorreu como o previsto nesta segunda-feira (08), o cronograma deve ser remanejado.
Com a chegada de uma nova remessa da vacina CoronaVac ao Rio Grande do Sul, municípios começaram a planejar a ampliação de imunizados a partir da distribuição de mais 193, 2 mil doses. Até o momento, segundo o regulamento orientado pelo Ministério da Saúde, os primeiros grupos imunizados foram profissionais da área da saúde e que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus, idosos acamados em casas de longa permanência e pessoas com deficiência institucionalizadas.
A partir da distribuição dessa nova remessa, municípios planejavam ampliar seu grupo de vacinados alcançados.
De acordo com a logística estabelecida pelo governo estadual, o fim da partilha das vacinas para as 18 coordenadorias deveriam acontecer na tarde desta segunda-feira. A expectativa da prefeitura de Canoas é receber as doses até o final da tarde desta terça-feira e iniciar a vacinação de idosos acima de 85 anos ainda nesta semana. O quantitativo de doses distribuídas ao local ainda não foi informado.
Para esse público, a vacinação estará disponível em todas as unidades básicas de saúde e clínicas de saúde da família. Também está prevista a realização de drive thru no Parque Eduardo Gomes.
Nessa segunda, o município disponibilizou o telefone 0800 647 0156 para cadastramento dos idosos acamados, que receberão a vacina em casa. O contato também poderá ser via WhatsApp (51. 3425-7623).
A vacinação dos idosos acamados faz parte da primeira fase da campanha de imunização.
Com as 9.037 doses já recebidas para primeira aplicação, foram vacinadas até o momento mais de 5,8 mil pessoas: 4.952 profissionais da saúde, 798 idosos moradores de ILPIs e 86 pessoas com deficiência institucionalizadas.
Entenda as próximas etapas da vacinação
Pessoas acamadas (acima de 60 anos): o cadastramento estará disponível desde segunda-feira pelo telefone 0800 647 0156 ou via WhatsApp (51. 3425-7623). A aplicação das doses deve começar na terça-feira (09), na residência dos acamados. A vacinação será estendida a um cuidador por idoso.
Idosos acima de 85 anos: a previsão é de que a vacinação comece nesta semana. As doses estarão disponíveis nas 28 unidades básicas de saúde (UBSs) e clínicas de saúde da família. Haverá, ainda, realização de drive thru no Parque Eduardo Gomes, em data a ser confirmada.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Canoas.