| Redação RDC TV |

Com a finalidade de ajudar pequenas e médias empresas a se recuperarem financeiramente em meio à pandemia, entrou em operação, nesta quarta-feira (15), na agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Badesul, a utilização do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE).

O crédito adotado pela agência de fomento foge da linha usualmente oferecida, mas a pandemia trouxe à tona o interesse da Badesul em adotar o credenciamento que é destinado a Microempresas, que tenham um faturamento de até 360 mil reais por ano, e para Empresas de Pequeno Porte, com faturamento máximo de 4,8 milhões de reais por ano.

No caso das empresas optantes do Simples Nacional, o direcionamento se dá através do  respectivo site (Serviços/Comunicações), por meio do código de acesso ou certificado digital. O certificado direciona automaticamente ao e-CAC.

Já as empresas não optantes do Simples Nacional devem entrar no e-CAC, por meio do código de acesso ou certificado digital e clicar em “você tem novas mensagens” no canto superior direito da tela.

No Programa,  a taxa de juros é de Selic + 1,25 a.a., possuindo o prazo de carência de 8 meses e o prazo total de pagamento de até 36 meses. A garantia é 100% do FGO + aval dos sócios, não sendo necessária nenhuma outra.

Para acessar o crédito a empresa deve estar constituída até a data limite de 31.12.2018, não podendo haver restrição anterior a março de 2020 e o valor disponibilizado será de 30% do faturamento de 2019 apurado pela Receita Federal.

Entre as regras a serem seguidas, está o fato de que a empresa contratante não poderá diminuir o número de empregados após 60 dias da liberação. No Badesul o financiamento mínimo através do programa é de 20 mil reais.

A presidente do Badesul, Jeanette Lontra, ressalta: “O Badesul está sempre empenhado em colaborar com a economia gaúcha. E neste momento difícil e específico estamos buscando várias alternativas para colaborar com o empresariado gaúcho”, completa.

Compartilhe essa notícia: