Vale do Taquari foi uma das regiões mais atingidas pelos temporais. Foto: Maurício Tonetto/Secom

Os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias já resultaram em 21 óbitos no estado. O governador Eduardo Leite sobrevoou as áreas afetadas no Vale do Taquari a bordo de um helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar para avaliar a situação.

As informações sobre as vítimas são atualizadas constantemente, mas até o momento, das 21 mortes confirmadas, 15 ocorreram em Muçum, duas em Ibiraiaras, uma em Mato Castelhano, uma em Passo Fundo, uma em Estrela e uma em Lajeado.

A Defesa Civil estadual registrou, até as 17h desta terça-feira (5/9), um total de 67 municípios afetados pela situação climática adversa. Para consultar informações detalhadas sobre as áreas afetadas, um dashboard mantido pelo órgão estadual está disponível.

Após sobrevoar a região, o governador Eduardo Leite pousou em Lajeado, onde se reuniu com líderes locais e equipes de resgate que atuam nas operações de salvamento. Durante a visita, Leite recebeu a triste notícia de que o número de mortes havia aumentado.

O governador expressou sua tristeza com a situação e destacou o comprometimento do Estado nas operações de resgate e assistência às vítimas. Ele informou que entrou em contato com ministros do governo federal, incluindo o ministro da Defesa, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil. As Forças Armadas e a Polícia Rodoviária Federal também estão colaborando com ações de resgate, fornecendo aeronaves e embarcações.

Até o momento, a Defesa Civil estima que mais de 52 mil pessoas foram afetadas em todo o estado, com 3.084 desalojados e 1.650 desabrigados. A situação continua a ser monitorada de perto pelas autoridades estaduais e federais.

Compartilhe essa notícia: