A prefeitura de Porto Alegre suspendeu a programação de vacinação para profissionais da saúde, prevista para ser realizada a partir desta quarta-feira (10), no Centro de Saúde IAPI. A imunização continua para profissionais da saúde que atuam em hospitais.

De acordo com a prefeitura, a decisão será executada “quando houver plenas condições de transparência, para garantir vacinação com critérios claros de seleção, que eliminem qualquer possibilidade de favorecimentos, como os chamados fura-filas”.

Na segunda-feira (08), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) pediu à prefeitura que apresente os documentos e informações sobre a aplicação de vacinas contra a Covid-19, realizada no mutirão de vacinação para profissionais de saúde, no sábado (06). A programação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde junto com entidades setoriais. Mais de 6 mil profissionais da saúde foram imunizados no evento.

“É dever do Município conduzir este processo com toda transparência, evitando distorções que comprometam o programa de vacinação que é baseado nos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, explicou o secretário de Saúde da capital, Mauro Sparta.

Ainda de acordo com a prefeitura, a “Secretaria Municipal da Saúde fará um intenso trabalho com as entidades de classe para determinar um processo adequado de seleção e estabelecer um novo cronograma de vacinação”.

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Compartilhe essa notícia: