Foto: Volkwagen/Divulgação

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil apresentou um crescimento de 2,7% no trimestre de maio a julho deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o Monitor do PIB divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira (20).

Este aumento foi impulsionado pelo crescimento do consumo das famílias, que teve um avanço de 2,6%, e pelo aumento significativo das exportações, com um crescimento de 15,1% no período. Além disso, a queda de 0,9% nas importações contribuiu para o desempenho positivo do PIB nacional.

Entretanto, quando consideramos apenas o mês de julho, a atividade econômica do país apresentou uma redução de 0,3% em relação a junho deste ano. No entanto, houve um crescimento de 1,8% em comparação com julho do ano passado.

Um aspecto a ser observado é a queda de 3,2% na formação bruta de capital fixo, que se refere aos investimentos, principalmente devido a uma diminuição de 9,4% no segmento de máquinas e equipamentos.

Segundo a FGV, o PIB acumulado do país nos sete primeiros meses deste ano atingiu a marca de R$ 6,11 trilhões. Estes números refletem a dinâmica da economia brasileira durante o período analisado.

Compartilhe essa notícia: