Na tarde desta segunda-feira (04), a Prefeitura de Porto Alegre divulgou uma nota de esclarecimento sobre o carnaval da Cidade Baixa. No texto, o Executivo afirma não ter licenciado nenhuma festa de carnaval para este domingo (03), quando aconteceram os confrontos entre foliões e a Brigada Militar.

A nota também cita que três câmeras foram instalada no bairro, para o monitoramento pela Guarda Municipal. Confira o texto:

 

Nota de esclarecimento

A Prefeitura de Porto Alegre esclarece que tomou todas as medidas cabíveis para que o Carnaval de Rua da Cidade Baixa fosse uma festa com baixo impacto para moradores e comerciantes da região. Foram licenciados dois eventos: sábado, 2, e terça-feira, 5 de março. Fora dessas datas, não há autorização do Poder Público. O Escritório de Eventos e a Secretaria da Cultura não licenciaram nenhuma festa de Carnaval para esse domingo, 3. O que ocorreu domingo à noite necessitou a pronta ação da Brigada Militar, que dissolveu o grupo que não estava cumprindo as regras.

Pelo acordo realizado entre a prefeitura, Ministério Público e Associação de Moradores e Comerciantes da Cidade Baixa, nesta terça-feira, 5, haverá a apresentação dos blocos Rua do Perdão e Deixa Falar. A atenção será redobrada para evitar exageros.

A prefeitura é realizadora dos eventos de Carnaval de Rua de Porto Alegre 2019, que têm a promoção da empresa Impacto Vento Norte Produçōes Técnicas. A empresa está cumprindo as exigências do caderno de encargos do edital, que incluem diversos itens que qualificam o evento. O objetivo é trazer mais conforto e segurança para os foliões e reduzir o impacto nas áreas onde os eventos ocorrem. Os desfiles dos blocos do Carnaval de Rua são todos licenciados e fiscalizados pelo Escritório de Eventos da prefeitura.

Para um evento ser liberado, é preciso que se atenda às exigências solicitadas, que incluem diversos itens, como segurança e limpeza, por exemplo. Nesse sábado, compareceram mais de 25 mil foliões sem que fosse registrado algum problema. Foram retiradas duas toleladas de lixo. As ruas adjacentes foram lavadas com auxílio de caminhão pipa.

Para regularizar o evento, foram realizadas reuniões com representantes dos blocos, moradores e comerciantes da região, além do Ministério Público. Nessas reuniões foram determinados horários e condutas. Além disso, houve a instalação de novos equipamentos para auxiliar na segurança do bairro.

Foram instaladas três novas câmeras de monitoramento em pontos estratégicos. Elas ficam nas vias João Alfredo e José do Patrocínio. As imagens são monitoradas pela Central de Operações da Guarda Municipal. Também foi montada uma operação de policiamento ostensivo, pela Guarda Municipal, que realiza patrulhamento em pontos fixos do bairro, contando com 40 agentes de forma direta e indireta. Os agentes reforçam o patrulhamento na orla do Guaíba, outro ponto de reunião de foliões e blocos de Carnaval na Capital. Foi divulgado o telefone 156 para informar sobre ocorrências. As imagens das câmaras podem ser acessadas pela Brigada Militar.

 

Foto: Joel Vargas/ PMPA

Leia também:

Carnaval termina em confronto na Cidade Baixa

Compartilhe essa notícia: