I Yasmin Luz I

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), comentou neste domingo, 21, em uma rede social a decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul de permitir a retomada da cogestão no Estado a partir de segunda-feira, 22. Conforme Melo, a prefeitura não está medindo esforços para salvar vidas, com a ampliação de leitos, busca pela vacina, acolhimento nas unidades de saúde e defesa dos protocolos sanitários.

“Queremos preservar vidas sem precisar proibir as pessoas de trabalhar. Isso é dignidade”, argumenta Melo.

Ele também criticou a decisão de sexta-feira que suspendia a retomada do comércio não essencial: “A democracia é o império da lei, mas quando um juiz interfere em decisões que são de competência exclusiva do poder executivo, está tudo errado”, afirma o prefeito.

Sebastião Melo explicou também que quer estender o horário dos supermercados para evitar aglomerações e flexibilizar as regras para o setor da gastronomia, um dos mais prejudicados com os efeitos da crise causada pela pandemia. “Sabemos que as atividades econômicas, operando com os devidos protocolos sanitários, não são responsáveis por espalhar o vírus”, finaliza.

Neste domingo, PGE-RS obteve uma liminar suspendendo a decisão que impedia a cogestão no sistema de distanciamento controlado.

Foto: Cesar Lopes/PMPA

Compartilhe essa notícia: