Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou sua participação na 78ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em Nova York, que tem como tema “Paz, Prosperidade, Progresso e Sustentabilidade”. O evento reúne líderes de 193 países membros da ONU e contará com o discurso inaugural do presidente brasileiro. Lula permanecerá nos Estados Unidos de 19 a 21 de setembro.

Além de sua participação na Assembleia Geral da ONU, o presidente Lula estará em Havana, Cuba, nos dias 16 e 17 de setembro, para a Cúpula de Líderes do G77 + China.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) destacou que a viagem a Nova York é o ponto alto da agenda internacional do presidente Lula neste ano, após sua presença em diversos encontros estrangeiros, como os do Brics, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e do grupo G20.

Ainda não foram divulgados detalhes do discurso que o presidente fará na abertura da Assembleia Geral da ONU, mas o embaixador Carlos Márcio Bicalho Cozendey, secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do MRE, destacou que será uma oportunidade para Lula apresentar as linhas principais da política externa brasileira em diferentes temas.

Durante sua estadia em Nova York, o presidente brasileiro terá uma série de encontros bilaterais confirmados até o momento, incluindo reuniões com o secretário-geral da ONU, António Guterres, o diretor da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

O destaque dessas reuniões será o anúncio de um plano em defesa da criação de empregos decentes em todo o mundo, com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Outros encontros podem ser agendados durante a estadia do presidente Lula em Nova York.

A Assembleia Geral da ONU também incluirá reuniões de alto nível sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Cúpula de Ambição Climática, que abordarão questões ambientais e sociais importantes. O presidente Lula ainda participará de reuniões ministeriais em diversas áreas, incluindo direitos humanos, saúde e desarmamento.

A viagem do presidente Lula aos Estados Unidos contará com uma comitiva de ministros, embora os nomes ainda não tenham sido confirmados. Durante a estadia, ocorrerão reuniões sobre temas como a expansão dos membros permanentes e não-permanentes do Conselho de Segurança da ONU, a cooperação entre países do Brics, o Fórum de Diálogo entre Índia, Brasil e África do Sul (Ibas), o Mercosul e a América do Sul.

O presidente Lula também discutirá questões de saúde, incluindo a prevenção e resposta a pandemias, a cobertura universal de saúde e o combate à tuberculose. A agenda internacional do presidente brasileiro promete ser intensa, com discussões sobre temas globais e a busca por acordos e cooperação em diversas áreas.

Compartilhe essa notícia: